Os 33 anos da Guarda Civil Municipal (CGM) de Santos foram lembrados em solenidade realizada na Câmara Municipal no último dia 15 de agosto. A homenagem reuniu autoridades, membros da corporação e também empresas parceiras da instituição.
“A Guarda Municipal é composta por homens e mulheres que vestem essa farda e trabalham com afinco desde o primeiro dia. Assim que entram na corporação, eles passam por cursos de formação, treinamentos e trabalham 24 horas por dia, durante os 365 dias do ano”, afirmou o vereador Bruno Orlandi, autor da homenagem à GCM .
“Essa farda traz respeito e responsabilidade. É a primeira referência para qualquer cidadão, em qualquer ponto da cidade. Hoje, a Guarda Municipal de Santos tem a honra de dizer que foram 33 anos bem trabalhados por todos os guardas que aqui passaram”, completou o vereador, que aproveitou para agradecer também aos familiares, “que emprestam os guardas para proteger a nossa cidade e atender os cidadãos santistas”.
O comandante da GCM de Santos, Ronaldo Pereira Pinto, agradeceu a homenagem. “Trata-se de uma respeitosa instituição, composta por homens e mulheres extremamente dedicados e comprometidos com a missão principal de bem-servir, de forma ímpar e profissional, a população santista”.
A solenidade contou ainda com o secretário municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, além da presença do deputado federal João Paulo Tavares Papa e do deputado estadual Paulo Corrêa Jr. Estavam presentes também o cônsul honorário da Espanha, Manuel Santalla Montoto; o diretor do Deinter-6, Manoel Gatto Neto; e o Major PM Gustavo Pereira Lima Magnani, comandante interino do 6º Batalhão da Polícia Militar do Interior.
“Hoje, o nosso reconhecimento vai para cada guarda municipal aqui presente, aos seus familiares e também àqueles que neste momento estão trabalhando no monitoramento (por câmeras) e em todos os pontos da cidade”, afirmou Del Bel.
Homenagens
A sessão solene na Câmara Municipal de Santos incluiu uma homenagem especial ao primeiro inscrito na corporação: Manuel Gonzaga de Araújo, de 56 anos.
“Tempo para aposentar eu já tenho, mas quero continuar mais um pouco”, contou Araújo. Com tanto tempo na corporação, ele não consegue mensurar a quantidade de ocorrências, mas afirma que algumas são difíceis de esquecer. “A pior de todas foi em 1989, quando eu trabalhava no Pronto-Socorro da Zona Noroeste. Recebi uma criança baleada no colo e corri para a emergência. Isso mexeu muito comigo e a gente pensa na nossa família. Mas, mesmo assim, eu me sentia bem ali, de poder ajudar”.
Na cerimônia, também foram entregues placas de reconhecimento para os guardas Solange Vieira de Oliveira, Rosana Maria de Paulo Lima, Carlos Roberto de Rocha Junior, Lázaro Teixeira Máximo Souza, Lucas Erivelton de Aquino, Diego Hakamaro de Oliveira, Perikles Pimenta Marques, Marcelo dos Santos Soares e Mario Bruno dos Santos, medalhas Oswaldo Justo para os inspetores José Silva de Jesus, Francisco José de Albuquerque e Wagner Luiz Fernandes da Silva e 14 placas para empresas parceiras e instituições públicas.
História
Em 15 de agosto de 1985, foi criado o Corpo Municipal de Vigilância para manter o zelo e a ordem nos locais públicos e, em 15 de dezembro de 1988, passou a ser denominado Guarda Municipal pela Lei nº 479, assinada pelo ex-prefeito Oswaldo Justo que, por seu pioneirismo, foi reconhecido como Patrono da GM.
A missão é zelar pela proteção do patrimônio público, fiscalizar e orientar munícipes para cumprirem a legislação estabelecida no Código de Posturas, além de auxiliar outros órgãos responsáveis pela segurança e defesa dos direitos dos cidadãos.
Atualmente, o efetivo é de 424 profissionais entre homens e mulheres, com atividades de prevenção e proteção dos equipamentos da rede municipal, além de ações de força-tarefa em conjunto com Ministério Público, forças policiais e outros órgãos da Administração Municipal.
A corporação é dividida em cinco coordenadorias: Centro, Morros, Área Continental, Zona Noroeste e Orla/Intermediária, mais a especializada Romu (Ronda Ostensiva Municipal), o SIM (Sistema Informatizado de Monitoramento) que, atualmente, possui 1.054 câmeras instaladas em toda a Cidade e o canil.
Também existem o Projeto Cidade Segura, que atua no Centro com uma base móvel, uma viatura e duas bicicletas, com medidas primárias de segurança e a Rotam (Ronda Ostensiva Tático Municipal) que efetua o patrulhamento com dez motocicletas.
Veja a galeria de fotos no link:
https://www.flickr.com/photos/brunoorlandi/sets/72157699919753644