Atletas do boxe santista receberão verba

União de saúde, força e autodefesa. Assim é o boxe, modalidade esportiva que tem trazido cinturões para a cidade de Santos e merece ser reconhecida.

No início de agosto, o vereador Bruno Orlandi acompanhou um treino com o pugilista Felipe Moledas, técnico da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes). Em 2018, o esporte será um dos contemplados com o recebimento de recursos via emenda parlamentar apresentada pelo vereador na Câmara Municipal de Santos.

“Tivemos a possibilidade de encaminhar uma emenda parlamentar do Orçamento Público de Santos para o boxe, essa prática esportiva que tem se destacado muito na nossa cidade. Um exemplo disso é que, recentemente, uma das atletas da Fupes conquistou o campeonato mundial na categoria peso-leve”, comenta Bruno Orlandi.

Para o vereador, além dos benefícios que qualquer esporte traz à saúde, o boxe é muito importante por trazer força, dicas de defesa pessoal e melhora na coordenação motora, na  postura e na autoestima dos praticantes.

Aos 38 anos, Felipe Moledas é bicampeão brasileiro de boxe, campeão sul-americano e, atualmente, desenvolve um trabalho como técnico, formando atletas da base e disputando inúmeros campeonatos com os alunos apoiados pela Fupes.

“Muitos jovens veem no boxe uma oportunidade de seguir uma vida profissional, de cursar uma universidade, de ter melhores estudos e, muitas vezes, não conseguem ser um campeão do mundo, mas ser um campeão da vida”, orgulha-se Moledas.

“Como vereador, tive a oportunidade de encaminhar emendas parlamentares para fomentar algumas atividades do município. E nós escolhemos o boxe como uma dessas modalidades, pois se trata de uma possibilidade de alavancar o esporte na vida dos jovens”, conta Bruno Orlandi. “Como técnico, com certeza o Felipe poderá utilizar esse recurso e  fazer a diferença na vida de inúmeros jovens da cidade de Santos, elevando a nossa cidade a uma categoria cada vez maior no boxe”.

Destaques

Atletas da Fupes, Nadja de Jesus, Carlos Henrique Pitbull e Rose Volante têm se destacado na modalidade.

Medalha de prata no Campeonato Brasileiro, Nadja é um exemplo de como esse tipo de investimento pode ajudar. Ela já está há muitos anos competindo por Santos e através da Fupes ela conseguiu cursar uma universidade.

 “Eu vejo que o boxe construiu minha cabeça, me ajudou a ter um pouco mais de equilíbrio, me ensinou a correr, a batalhar, a correr atrás dos meus objetivos. Cada luta dentro do ringue é como se fosse uma luta aqui no dia a dia”, afirma Nadja.

Atual campeão nacional na categoria super-galo, Carlos Henrique Pitbull começou cedo no esporte. “Para mim o boxe é muito importante.  Eu comecei desde novo e sempre fui querendo alcançar meus objetivos. Fiz parte do amador, representei a Fupes, entrei no campeonato Luvas de Ouro e hoje sou profissional. Como hoje eu estou no esporte, vejo um futuro melhor”, conta o atleta, que em breve deve disputar o campeonato mundial.

Primeira campeã mundial

O técnico Felipe Moledas tem ainda mais motivos para comemorar. “Temos quatro campeões mundiais no Brasil: Éder Jofre, Acelino “Popó” Freitas, Miguel de Oliveira e o Valdemir “Sertão” Pereira. Agora nós temos também a Rose “The Queen” Volante, que é a primeira mulher a fazer história no boxe brasileiro e faz parte da nossa equipe”, afirma Felipe Moledas.

Rose “The Queen”Volante e Felipe Moledas • Foto: Acervo Pessoal

A Rose, que treina em Santos, marcou seu nome na história do boxe como a primeira brasileira a conquistar um título Mundial. Ela detém atualmente o cinturão mundial dos pesos-leves da Organização Mundial de Boxe e, graças a ela, o boxe brasileiro volta a ter um campeão em ação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *