Dia Internacional da Linguagem de Sinais: celebração marca a conquista e luta por direitos

Em 23 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Língua de Sinais, data criada em comemoração da criação da Federação Mundial dos Surdos, instituição presente em mais de 100 países que luta pelos direitos dos surdos.  O marco tem intuito de promover destaque da importância da linguagem de sinais na garantia dos direitos humanos de pessoas com limitações auditivas.

Mais de 70 milhões de pessoas vivem com surdez. No Brasil, são mais de 9 milhões. Assim sendo, políticas públicas e a destinação de recursos para implementação de projetos à causa são de fundamental importância ao país, em esfera estadual e municipal.

Aqui, em Santos, temos várias instituições que são referência no cuidado e apoio aos surdos. Um exemplo é o Centro Espírita Beneficente 30 de Julho, com ações direcionadas às áreas de educação, saúde e assistência social e que graças a recursos recebidos de emenda parlamentar, destinados pelo vereador Bruno Orlandi (DEM), implantou um Centro de Diagnóstico e Atendimento (CDA) para crianças de 0 a 18 anos, com distúrbios de aprendizagem e com foco no centro auditivo, proporcionando assim, um diagnóstico mais amplo aos atendidos pela instituição.

As emendas são recursos públicos que devem ser usados com responsabilidade. “Como vereador, tenho a oportunidade de encaminhá-las para algumas instituições da nossa cidade e, pensando nisso, encaminhamos uma emenda parlamentar ao Centro 30 de Julho, casa com mais de 70 anos de trabalhos dedicados às crianças de Santos”, finaliza Orlandi.

VEJA MAIS SOBRE o tema:

 

Entidades filantrópicas santistas contribuem para o atendimento e cuidado à população;

Dia Internacional da Linguagem de Sinais: celebração marca a conquista e luta por direitos;

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *