Data vem para desmistificar as características e a importância do diagnóstico
O Dia do Orgulho Autista, 18 de junho, foi instituído para esclarecer à sociedade características das pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), em 2005, por iniciativa do Grupo Aspies for Freedom, em evento nos Estados Unidos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 70 milhões de pessoas com autismo no planeta e no Brasil, há dois milhões de pacientes. Para promover a inclusão dessa população, adaptações físicas, comportamentais e legais são de extrema importância a fim de garantir qualidade de vida e cidadania.
Pensando nisso, em 2 de abril de 2019, foi assinado Decreto nº 8415/2019, instituindo a Carteira Identificação da Pessoa com Deficiência. O projeto surgiu por meio de uma conversa entre o vereador Bruno Orlandi e um grupo formado por mães e familiares de pacientes diagnosticados com TEA. Segundo o parlamentar, o objetivo é permitir as pessoas com deficiência possibilidade de usufruir tranquilamente dos seus direitos. Orlandi foi interlocutor do pedido junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Fonte: Senado Federal e Agência Estado
Para mais informações sobre como tirar a Carteira de Identificação da Pessoa com Defiência, leia nossa matéria em: https://blog.brunoorlandi.com.br/como-tirar-a-carteira-de-identificacao-da-pessoa-deficiente-em-santos/