AMOR LUSITANO!

Seja na cultura, na culinária, na arquitetura, a influência portuguesa se faz presente em nossa cidade! Com o passar dos anos, me envolvi com a comunidade e passei a acompanhar de perto suas histórias e tradições.

Temos, aqui bem próximo a nós, a Escola Portuguesa, entidade que recebe mais de 120 alunos, em período integral. Destinei recursos vindos de emenda parlamentar para aprimorar serviços e compra de equipamentos. Estas melhorias incrementaram o desenvolvimento das crianças.

Não é possível falar da comunidade portuguesa em Santos sem mencionar a nossa querida BRIOSA! É com muita honra que faço parte da diretoria do clube, desde 2017, como Diretor de Relações Institucionais. A tradição da Associação Atlética Portuguesa vai além dos campos de futebol. Chega também as reuniões, festas, rancho folclórico que retratam a história que começou lá atrás, em 1917, com a colônia portuguesa que vivia aqui em Santos.

 

CIDADES IRMÃS SANTOS X LOUSÃ, EM PORTUGAL

Em março de 2019, tive a oportunidade de participar da assinatura do termo de cooperação entre as cidades-irmãs Santos x Lousã, em Portugal. Todo o processo de aproximação, surgiu a partir de uma conversa entre diretores da Associação Atlética Portuguesa, da qual faço parte. A solenidade contou com a presença de autoridades, membros da comunidade portuguesa santista, descendentes e cidadãos lousanenses. A eles, devemos muito, pela forte influência cultural em Santos.

Outra alegria, ainda no mesmo ano, foi conhecer Lousã. A viagem à Portugal, contemplando ainda as cidades de Fátima, Coimbra e Porto, me proporcionou entender mais a fundo, as importantes referências do país à cultura de nossa cidade.

DIA DE PORTUGAL

Há pouco, em 10 de junho, celebramos o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. A festa, que tradicionalmente seria comemorada no Largo Marquês de Monte Alegre, ao lado do Santuário do Valongo, no centro de Santos, será diferente este ano, por conta da pandemia do coronavírus que assombra o mundo e trouxe impactos a nossa região.

A celebração será virtual, no dia 21/06, das 12h às 15h, em uma LIVE no Facebook Dia de Portugal, com apresentação de grupos musicais e vídeos dos ranchos folclóricos. Além dos pratos típicos da culinária portuguesa, que poderão ser pedidos por delivery, os tradicionais doces terão parte da sua renda revertida para a Escola Portuguesa.

Data: 21/6/20

Horário:  12h às 15h

Canal: Facebook Dia de Portugal

Telefone: (13) 99642-2939

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *