Canoa havaiana recebe recursos via emenda parlamentar

A canoa havaiana e o stand up paddle são modalidades que já fazem parte da paisagem santista. São esportes cada vez mais populares em todo o mundo e, em Santos, não poderia ser diferente. 

Em 2018, eles foram contemplados com o recebimento de recursos via emenda parlamentar apresentada pelo vereador Bruno Orlandi na Câmara Municipal de Santos.

“Neste ano, tivemos a oportunidade de encaminhar uma emenda parlamentar do Orçamento Municipal para essas modalidades que atraem cada vez mais jovens para a prática de hábitos saudáveis”, afirma Bruno Orlandi. 

“São esportes completos, que permitem um incrível contato com a natureza e que mantêm os jovens no caminho da educação, longe das drogas”, justifica o vereador.

 

“A canoa havaiana tem crescido bastante no Brasil e Santos é celeiro desse esporte, sendo pioneira, uma das primeiras cidades a ter a canoa. Então a gente tem que continuar com essa busca de sempre estar revelando atletas e sempre estar no alto do pódio nas competições”, conta Marinho Cavaco, campeão brasileiro de stand up paddle e treinador da equipe Júnior 16 de canoa havaiana, atual vice-campeã sul-americana.

“Hoje nossa molecada Junior 16, que é a categoria mais nova da canoagem, está representando muito bem a cidade e o Brasil”, comemora o atleta.

 

Marinho conta que os recursos provenientes da emenda ajudaram não só nos treinos da equipe, mas também nas viagens para as competições. “Essa ajuda é importantíssima, pois sem ela a gente não conseguiria nem sair do estado. O campeonato foi no Rio de Janeiro, é difícil estar lá”, lembra o atleta.

Clique e assista ao vídeo

Canoa Havaiana

Criada no triângulo polinésio, conjunto de ilhas do Pacífico, a canoa havaiana – canoa Polinésia ou Va’a, como também é conhecida – se tornou uma prática esportiva muito procurada pelas pessoas que gostam de aventura.

A canoa havaiana é uma atividade física cuja estrutura principal é ser uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual (OC1), duplas, de quatro lugares, as mais tradicionais, de seis lugares. Também têm os chamados catamarãs, que são a junção de duas canoas de seis lugares, formando uma embarcação de duplo casco com 12 lugares. 

A canoa havaiana exige foco e equilíbrio nas remadas para evitar sobrecargas físicas desnecessárias. Quando praticada em grupo, a atividade exige dedicação, paciência e companheirismo, para a execução em sincronia dos movimentos. Isso faz com que o esporte também seja uma ótima forma de ampliar as relações interpessoais.

Já em relação aos benefícios físicos, a canoa havaiana atua na perda de peso, melhora o condicionamento, tonifica os músculos e ajuda na flexibilidade.

 

Equipe de Canoa Havaiana recebe Emenda Parlamentar

Stand Up Paddle

Remo em pé ou surfe com remo (em inglês: stand up paddle boardingstand up paddle surfingSUP) é um esporte que está se tornando cada dia mais popular em todo mundo, sendo ele de origem havaiana. 

O esporte é uma forma antiga de surfe, e ressurgiu como uma maneira de os instrutores de surfe administrarem os seus grandes grupos de alunos, pelo fato de estar em pé na prancha lhes dar uma maior visibilidade.

Clique aqui e confira a galeria de fotos completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *