Fonte: Portal BE News
Pauta foi um dos assuntos em destaque no Programa ZR News.
A atuação da coalizão empresarial da Baixada Santista, firmada entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo e o Grupo Brasil Export, foi tema de debate durante o programa ZR News de quinta-feira, dia 20. A mobilidade urbana tem sido uma pauta constante e importante demanda da região junto ao Governo do Estado.
Na Baixada Santista, a coalizão empresarial foi anunciada pelo secretário Jorge Lima, durante evento na Associação Comercial de Santos no início do ano. Desde então, foram realizadas reuniões com empresários e atores de diversos setores de produção e atividades comerciais do Litoral de São Paulo com suas demandas e propostas junto ao Governo de São Paulo.
O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, disse que as reuniões têm sido muito proveitosas, nas quais já foram apresentadas propostas em prol da mobilidade urbana de Santos, principalmente na região portuária.
“É importante esse trabalho de compreender e entender os desafios que estão sendo colocados, seja por nós do Poder Público, e também da iniciativa privada. Estamos conseguindo conversar e avançar em assuntos importantes para a cidade, como a alocação de recursos. Por exemplo, fizemos esse apelo para uma nova ligação Planalto-Baixada. Essa foi uma pauta de uma reunião da coalizão. Discutimos também um novo viaduto para a Alemoa para destravar os gargalos daquela região. Esse tipo de trabalho bem articulado demonstra a oportunidade que o setor tem de ser ouvido”, analisou.
Ricardo Molitzas, diretor-executivo do Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo (Sopesp) e presidente do Conselho do Santos Export, enfatizou o trabalho realizado na coalizão para juntar todos os atores possíveis, visando a melhoria de problemas e encontro de soluções.
“O grupo da coalizão, quando trata de mobilidade urbana, fala do assunto como um todo, com a participação de todos os envolvidos. Seja a ligação seca (túnel Santos-Guarujá), seja uma nova pista para o porto, as me-Ihorias dos trechos urbanos. Estamos em busca de uma deci-são, para aí encontrar as soluções mais plausíveis”, comentou.
O programa também teve a participação de Mauro Sammarco, presidente da Associação Comercial de Santos (ACS), que reforçou a importância de se discutir a mobilidade dos cidadãos.
“A movimentação das pessoas envolve saúde, necessidades emergenciais. Precisamos ter um discurso mais amplo. Por isso estamos chamando a OAB(Ordem dos Advogados do Brasil), a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Santos para participar conosco. Nos despirmos de vaidades e nos juntarmos para conseguirmos as respostas que precisamos.”