Os dados divulgados no Jornal A Tribuna, em 11 de janeiro, destacam o aumento de núcleos organizados de 111 para 125 grupos de WhatsApp atualmente.
A segurança pública sempre foi um assunto de grande importância em nosso mandato e durante os últimos anos participamos em inúmeras reuniões dos CONSEGS, colaborando e buscando soluções em conjunto.
Nos anos que estive na Secretaria Municipal de Segurança, pude acompanhar de perto a eficácia que a SEGURANÇA PRIMÁRIA reflete no dia a dia da população. Por exemplo, uma questão imprescindível para melhorar a segurança dos bairros é a Prefeitura sempre manter em dia a poda das árvores, ruas bem iluminadas, com lâmpadas de LED.
Nesse sentido, a Vizinhança Solidária mostra o quanto o engajamento da população em relação à segurança do bairro é importante. A característica educativa do programa auxilia na conscientização dos moradores sobre os problemas e como se precaver. O que resulta no aprendizado da população, na diminuição de ocorrências e na união coordenada entre a população e a Polícia.
Para participar: A adesão é voluntária e basta procurar o Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG) do seu bairro ou a Companhia da PM mais próxima. Os moradores devem formar um núcleo com ao menos dez pessoas, destacando um responsável (tutor). Um grupo de WhatsApp é formado com os munícipes e a PM, que pode ser informada sobre situações consideradas suspeitas.
Você já conhecia ou faz parte da Vizinhança Solidária? Conta pra gente aqui nos comentários.
Fonte: Jornal A Tribuna, 11 de janeiro de 2021. Acesse a matéria completa aqui.