Nurex será uma das entidades contempladas com o recebimento de emenda parlamentar
O vereador Bruno Orlandi esteve no Núcleo de Reabilitação do Excepcional São Vicente de Paulo (o Nurex), uma entidade assistencial muito tradicional em Santos, para acompanhar de perto o dia a dia das crianças e jovens atendidos pela instituição.
Fundado em 1990 por familiares de crianças portadoras de necessidades educacionais especiais, o Nurex tem como principal objetivo promover e apoiar a assistência e a reabilitação de crianças, jovens e adultos com necessidades especiais e autismo.
Em 2018, a entidade será uma das instituições contempladas com o recebimento de recursos via emenda parlamentar apresentada por Bruno Orlandi na Câmara Municipal de Santos. Segundo a presidente Solange Quirino, o recurso ajudará muito na compra de materiais para a entidade.
“Além de toda a manutenção, frequentemente nós temos que comprar cadeiras para as crianças, porque elas vão crescendo. Mesmo com toda a adaptação, a gente tem que estar sempre renovando os materiais. Com certeza esse recurso irá agregar muito”, explica Solange.
“Vocês dão um grande exemplo”, parabenizou o vereador Bruno Orlandi durante a visita. “É uma satisfação pessoal poder acompanhar esse trabalho, verificar o dia a dia dos profissionais que aqui estão e dessas crianças que são atendidas. Realmente é um belo trabalho realizado em Santos e cada uma dessas pessoas colabora muito”, emocionou-se o parlamentar.
Estrutura
Hoje, o Nurex mantém uma escola de educação especial que presta assistência a cerca de 100 alunos que recebem educação pedagógica especial, onde são desenvolvidas disciplinas curriculares como língua portuguesa, matemática e ciências. Recebem também sessões personalizadas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.
“Cada um de nossos alunos é avaliado com todo carinho por uma equipe multidisciplinar preparada para agrupa-los de acordo com o melhor para o seu desenvolvimento individual”, afirma Solange.
Além da equipe de profissionais especializados (pedagogos, fisioterapeutas, nutricionista, fonoaudiólogos e terapeuta ocupacional) destinados exclusivamente ao atendimento das necessidades dos assistidos, o Nurex conta também com uma equipe de voluntários que trabalham nos eventos, oficinas de artesanato, feiras e brechós realizados pela ONG e por uma diretoria eleita.
“A gente sempre realiza eventos, porque sem isso não conseguimos sobreviver e temos que trabalhar”, conta a presidente do Nurex, Solange Quirino. “Precisamos trabalhar no dia a dia para poder dar uma melhor qualidade para todos os alunos”.
Solange explica que os alunos estudam em dois períodos. “As crianças vêm de manhã, das 8 horas ao meio-dia, e depois à tarde das 14 às 18 horas. Em alguns casos, nosso transporte vai busca-los e alguns alunos vêm com os pais. Assim que chegam, são levados para as salas de aula. Nosso objetivo é dar a eles um pouco de autonomia”, completa Solange.
O brechó da entidade funciona às quarta e sextas-feiras, das 9 às 11 horas e das 14h30 às 17 horas.
Clique e assista ao vídeo. Conheça mais sobre o trabalho do Nurex.
Gostou dessa ideia? Achou importante esse trabalho? Curta, compartilhe, deixe o seu comentário, colabore para que Santos possa crescer cada vez mais.