Santos e Lousã, cidades-irmãs

Foi com sentimento fraternal que dezenas de pessoas acompanharam, no último dia 15 de março, a assinatura do termo de irmanação entre as cidades de Santos (Brasil) e Lousã (Portugal). Uma cerimônia realizada na Prefeitura de Santos marcou a geminação entre os dois municípios, que agora iniciam um processo de aproximação e cooperação.

O termo foi assinado pelo prefeito santista, Paulo Alexandre Barbosa, e o presidente da Câmara (equivalente a prefeito) de Lousã, Luis Miguel Correia Antunes. A solenidade contou com a presença  de diversas autoridades, personalidades da comunidade portuguesa em Santos, descendentes de portugueses e cidadãos lousanenses.

Para Antunes, a data é um marco na história da cidade portuguesa. “Este para nós é um grande dia. Sinto-me honrado por essa cerimônia. Desde a metade do século 19, muitos lousanenses estão em Santos, então, hoje, é dia de estreitar laços, reconhecer esforços e abrir caminho para o futuro”, afirmou o presidente da Câmara de Lousã em seu discurso. Para ele, as cidades reúnem “condições para uma excelente cooperação em várias áreas, principalmente na cultura, educação”.

Prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa destacou a importância da comunidade portuguesa para o crescimento da cidade brasileira. “Em Santos, temos uma comunidade importante de portugueses. Queremos valorizar as raízes, preservando e reconhecendo o esforço e dedicação do povo português para nossa história. Este intercâmbio irá trazer novos aprendizados para as duas cidades”.

Ponto de partida

A irmanação teve como ponto de partida uma conversa entre diretores da Associação Atlética Portuguesa (time de futebol sediado em Santos e conhecido como Briosa) e a Prefeitura de Santos “Temos muitas famílias oriundas de Lousã que moram hoje em Santos e aqui tiveram seus descendentes. A cultura portuguesa é muito rica na nossa cidade e, com certeza, isso se deve também aos lousanenses”, afirma o diretor de Relações Institucionais da Associação Atlética Portuguesa, o vereador santista Bruno Orlandi.

“A expectativa é que esse documento funcione também como um guia para futuros intercâmbios e atividades entre as duas cidades”, acredita Orlandi.

Integrante da comitiva portuguesa, o presidente da Assembleia Municipal (equivalente à Câmara de Vereadores) de Lousã, Carlos Alberto Seco Lopes, comentou que – entre tantas semelhanças – a que mais se destacou foi o lado humano dos povos. “O que mais se assemelha entre Santos e Lousã são as pessoas. Temos aqui e lá um espírito empreendedor, força de vontade, sem perder as raízes. Por isso posso dizer que somos um povo vencedor”.

Participaram ainda da cerimônia o vice-prefeito de Santos, Sandoval Soares, o vereador lousanense Orlando Antonio Lopes Ferreira, os dirigentes da Briosa Emerson Coelho (presidente), Alexandre Antunes (presidente do Conselho Deliberativo) e José Augusto do Rosário (diretor financeiro), além de empresários santistas e lousanenses.

Um almoço tipicamente brasileiro foi oferecido à comitiva lousanense no domingo (17/03) e permitiu uma aproximação entre as autoridades lusitanas e a comunidade portuguesa que vive em Santos. Na segunda-feira (18/03), a comitiva lousanense esteve também no Consulado Português em São Paulo.

A Lousã

A cidade portuguesa de Lousã é bastante conhecida por seus trabalhos artesanais, como a fabricação de cestos, bijuterias, trabalhos em madeira e em papel, cerâmica e costura. Além disso, a cidade também é lembrada por seus vinhos, licores e doces.

Situada na região serrana, pertence ao distrito de Coimbra e possui cerca de 17 mil habitantes. Foi fundada em 1151 e, atualmente com 868 anos, se destaca nas áreas de turismo, gastronomia, esportes e meio ambiente.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *