Porto de Santos: 131 anos de história

PORTO E EMPREGO

Santos já nasceu portuária! Ao longo de sua história nunca perdeu essa vocação.
O porto sempre foi um grande gerador de riquezas e empregos para a cidade e região. Consta que gera cerca de 50 mil empregos diretos e indiretos, sem contar a importância dos que nele trabalham para outros setores da economia local: serviços, comércio, etc.

Aproximadamente 2/3 da receita de Impostos sobre Serviços (ISSQN) decorrem de atividades portuárias e correlatas, gerando tributos que contribuem para a prestação de serviços públicos que promovem qualidade de vida à sua população. Não à toa Santos ostenta IDH 0,84, considerado muito bom, no nível das cidades mais aprazíveis do mundo.

Como toda conquista, mais do que comemorá-la, é preciso mantê-la e aprimorá-la!
Independentemente da necessária diversificação de atividades econômicas, o porto permanecerá protagonista, pois sua importância transcende a região. Santos, cidade e porto, são fundamentais para o Brasil!

Mas, para manter e expandir sua importância, é indispensável que novas atividades sejam atraídas, sempre com foco em sustentabilidade, tendo os Objetivos e Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o conceito de ESG como referências, equilibrando aspectos ambientais, sociais e econômicos.

O Porto de Santos tem potencial para expandir suas atividades, e a cidade de Santos tende a aumentar sua relevância nesse processo, como ente proativo na colaboração com outros níveis de governo e iniciativa privada. O planejamento e as ações devem ser feitos de maneira a conciliar interesses, em nome do desenvolvimento do Brasil. Santos região dispõe de ampla rede de Instituições de Ensino Superior e escolas técnicas de alto nível, capazes de formar, qualificar e requalificar profissionais em todas as áreas de conhecimento.

O Porto e a Cidade de Santos são estratégicos para o desenvolvimento do País! E tão importante quanto investir em novas instalações portuárias públicas ou privadas, é desenvolver ao máximo o potencial das já existentes, provendo disposições legais, regulatórias e competências necessárias para tanto.

Os ganhos de produtividade nas operações portuárias atuais, a atração de novas atividades econômicas ligadas ao porto, com foco em produção de alto valor agregado, alta tecnologia, baixo impacto ambiental, como parte do processo de reindustrialização do Brasil; e geração de novas oportunidades, e postos de trabalho mais qualificados são as principais funções da Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e Emprego.

Um desafio a ser enfrentado que deve considerar cenários como Indústria e Porto 4.0, e perspectivas da economia mundial. Novas atividades econômicas contribuirão para a expansão e melhoria dos serviços públicos.  Novos empregos serão fundamentais para superar problemas sociais, reter e atrair inteligências, favorecendo à dignidade, criando condições para transformar planos e sonhos em realidade, em nome de uma sociedade mais justa e igualitária.

Bruno Orlandi
Secretário de Assuntos Portuários e Emprego
Prefeitura de Santos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *