Novos estudos para liberar fretados na Imigrantes

Proposta surgiu em Audiência Pública presidida pelo Vereador Bruno Orlandi.

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (04/04) na Câmara Municipal de Santos, a Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), prometeu entregar, até o final do primeiro semestre, um novo estudo técnico quanto à viabilidade de circulação de ônibus na pista descendente da Imigrantes.

Em audiência pública, Ecovias prometeu realizar novos testes até o final do primeiro semestre.

Organizada pela Comissão Especial de Vereadores (CEV) que trata do tema no Legislativo santista, a reunião debateu a segurança e a circulação de veículos fretados na via.

A liberação da descida pela Rodovia dos Imigrantes é uma antiga reivindicação dos usuários de ônibus fretados, que enfrentam insegurança diária na Anchieta.

“Cinco mil pessoas sobem e descem a Serra diariamente pelo Sistema Anchieta Imigrantes. São usuários de fretados que trabalham ou estudam na Capital e são obrigados a utilizar a via Anchieta, que oferece mais riscos à vida dos passageiros”, afirma o presidente da CEV, vereador Bruno Orlandi (PSDB), que lembra dos assaltos e também do fato de os veículos dividirem uma estrada cheia de curvas com caminhões.

Orlandi explica que o último estudo foi feito em 2013 e apontou que já existiam ônibus novos com tecnologia para usar a pista de descida da Imigrantes.

“A atual frota de ônibus brasileira tem hoje pouco mais de nove anos de idade. A do Estado São Paulo, de acordo com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), tem menos de oito anos. Esses veículos, em sua grande maioria, possuem condições técnicas para fazer a descida pela Imigrantes”, explica o presidente da CEV.

Segundo Orlandi, a construção de um pátio de triagem pode ser a solução, já que no local poderiam ser identificados os veículos com condições técnicas para a descida pela Imigrantes. Tal solução já foi apontada também por estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos.

“Uma estrada que teve investimentos de US$ 300 milhões de dólares não pode ficar restrita apenas a veículos de passeio. É importante autorizar o transporte de pessoas e construir uma Imigrantes que atenda aos anseios de toda a sociedade”, completa Bruno Orlandi.

A CEV irá solicitar à Ecovias os prazos exatos em que esses novos estudos estarão concluídos e pedirá ainda a inclusão de um representante do Legislativo para acompanhar os novos testes.

Representante da Associação de Fretamento da Baixada Santista (Afrebas), Carolina Chaud participou da audiência e lembrou a briga dos usuários para que os ônibus trafeguem pela Imigrantes. “Corremos riscos diários de acidentes fatais e falta de segurança em partes críticas, como as Cotas. Hoje temos uma tecnologia embarcada que evoluiu, o último estudo está muito arcaico. Temos condições plenas de trafegar (pela Imigrantes)”.

 

Durante a reunião, o coordenador do Procon-Santos, Rafael Quaresma, afirmou também ver claro prejuízo com a proibição. “Não há dúvida que os usuários do SAI são consumidores e merecem proteção do Código de Defesa do Consumidor. Se não há possibilidade de escolher a pista, a tarifa de pedágio para os ônibus deveria ser repensada”.

Participaram também do evento representantes da Ecovias, da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), da Polícia Militar Rodoviária e da OAB-Santos.

Em outubro de 2017, a primeira audiência pública realizada pela CEV discutiu a Operação Subida, a Operação Comboio e a tarifa do pedágio no SAI. O encontro resultou na instauração de um inquérito civil pelo Ministério Público.

Confira a galeria de fotos da Audiência Pública no Flickr

4 Replies to “Novos estudos para liberar fretados na Imigrantes

  1. Boa noite gostaria de saber de vereador Bruno referente as datas das próximas audiência pública referente ao assunto dos fretado poder descer pela Imigrantes Vereador Bruno na minha opinião hoje já desce pela Imigrantes vários caminhões que são classificados como caminhonete onde os mesmos tem baú até de 4 m e meio de comprimento como sistema de freio a disco ainda e a maioria desses carregado Eu tenho um caminhão Mercedes Accelo 1016 considerado como o caminhão 3/4 e não posso descer Imigrante e olha que meu caminhão tem frio a ar frio mais eficiente os mesmos que os ônibus usam com bluetec5 e freio motor Na minha opinião se fosse liberado a descida dos ônibus dois caminhões 3/4 iria desafoga muito o Sistema Anchieta fora a forma que somos prejudicados quando efetuamos uma ultrapassagem nos caminhões lento na Serra da Anchieta estamos penalizados pelos policiais no qual recebemos multas em nossas residências dizendo que nós deixamos veículo pesado a esquerda uma multa totalmente errada que o certo seria ultrapassagem gostaria que o vereador não olhasse somente pelo fretado desce uma atenção para nós caminhoneiros que carregamos o Brasil nas costas…

    1. Olá, Alexandre, como vai? Este ano as Audiências Públicas foram suspensas a partir de março/2020, em função da pandemia da Covid-19. Independente disso, seguimos acompanhando as ações, dentro do trabalho feito pela Comissão Especial de Vereadores que trata do Sistema Anchieta/Imigrantes. Em 2021, acreditamos que elas serão retomadas com as devidas medidas de segurança. Anotamos seu contato para envio destas comunicações por e-mail. Seguimos à disposição! Um abraço! #EquipeBruno

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