Nova Operação Comboio

Motivo de reclamação dos motoristas que utilizam o Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), a Operação Comboio passará por mudanças a partir de junho, com a adoção de novos protocolos pela Ecovias, concessionária que administra o complexo rodoviário.

Após reuniões e ações que tiveram início em fevereiro de 2017, a Comissão Especial de Vereadores que trata do SAI na Câmara Municipal de Santos comemora os primeiros resultados positivos para os motoristas da Baixada Santista.

Visitamos o Centro de Controle Operacional da concessionária e, em audiência pública realizada no ano passado, foi apresentada à Ecovias a necessidade de adaptações na Operação Comboio, sugerindo a retenção dos veículos em outro ponto do SAI. Deste modo, os carros poderiam descer tranquilamente pela Rodovia dos Imigrantes quando não houvesse neblina na via.

Além disso, o início da fila na praça de pedágio (como era feito) sempre favoreceu a lentidão do tráfego dali por diante. Há relatos de motoristas que chegavam a ficar parados na fila para o comboio e, quando desciam a Serra, já não havia cerração. Isso porque os visibilímetros(instrumentos que medem a visibilidade) que estão dispostos em todo o sistema rodoviário apontam a necessidade da operação, mas, em muitos casos, a neblina estava apenas na interligação, impedindo que o fluxo de carros fosse liberado em todo o sistema.

A Ecovias, que à época prometeu estudar as propostas da CEV, acaba de divulgar mudanças na Operação Comboioe isso é motivo de muita comemoração. Em vigor desde 21 de junho, o novo formato será utilizado quando a cerração afetar apenas o trecho de interligação no Planalto – exatamente como havíamos sugerido. Importante lembrar que, para ser utilizado, o novo modelo precisará contar com a visibilidade da pista descendente da Imigrantes em plenas condições.

Pelo novo modelo, nesses casos, os carros de passeio terão trânsito livre, acessando a Rodovia dos Imigrantes, menos suscetível à neblina e dotada de três túneis com extensão total superior a 11 quilômetros que reduzem os efeitos da neblina.

Já os caminhões, ônibus e utilitários, que obrigatoriamente descem a Serra pela Via Anchieta, deverão formar fila após a curva que dá acesso à interligação, para formar o comboio. Antes, todos os veículos eram obrigados a descer a Serra em formação, independentemente das condições climáticas.

Trata-se de uma grande conquista para todos motoristas que utilizam o Sistema Anchieta Imigrantes, que terão o tempo de viagem reduzido, sob neblina. Os carros de passeio, porque não mais estarão no comboio; já os utilitários, em razão da maior agilidade na formação.

O modelo foi autorizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp).

Agora, a luta da Comissão Especial de Vereadores será pelo fim da Operação Subida 2×8, devendo esta ser implantada somente quando extremamente necessária. Nela, o usuário é privado da prestação de serviço público de utilização da pista descendente da Imigrantes e se vê obrigado a trafegar somente pela Anchieta.

Da mesma forma, os fretados. Após nova reunião pública realizada em abril deste ano, a Ecovias prometeu entregar um novo estudo técnico quanto à viabilidade de circulação de ônibus na pista descendente da Imigrantes. O último estudo foi feito em 2013 e apontou que já existiam ônibus novos com tecnologia para usar a pista de descida da Imigrantes. Vamos continuar em ação, lutando pelo direito e segurança de todos.


Bruno Orlandi é vereador em Santos e presidente da Comissão Especial de Vereadores que trata do Sistema Anchieta-Imigrantes na Câmara Municipal de Santos.


Confira abaixo as matérias que resultaram nessa vitória.

>> NOVOS ESTUDOS PARA LIBERAR FRETADOS NA IMIGRANTES

>> MINISTÉRIO PÚBLICO ABRE INQUÉRITO SOBRE SISTEMA ANCHIETA IMIGRANTES

>> OPERAÇÃO SUBIDA, COMBOIO E VALOR DO PEDÁGIO SÃO TEMAS DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

>> ECOVIAS RECEBE OFÍCIO QUESTIONANDO OPERAÇÃO SUBIDA E DESCIDA, COMBOIO E MAIS

>> ECOVIAS – SISTEMA ANCHIETA IMIGRANTES (SAI)

>> Veículos de passeio ficam livres da Operação Comboio no SAI

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