Ecovias implanta Operação Subida toda semana

Levantamento aponta que recurso tem sido utilizado com frequência no Sistema Anchieta-Imigrantes

Os transtornos causados pela Operação Subida (2×8) no Sistema Anchieta-Imigrantes têm sido evidentes aos moradores da Baixada Santista que precisam descer a Serra aos domingos. Toda semana, sempre a mesma história: os motoristas que vêm ao litoral são obrigados a utilizar a pista sul da Rodovia Anchieta.

Levantamento feito pelo vereador Bruno Orlandi (PSDB), com base nos boletins emitidos pela Ecovias, aponta que a Operação Subida foi implantada em todos os domingos de 2018, com exceção do Carnaval e do feriado de Dia do Trabalho, quando a 2×8 foi utilizada nas segundas, terças e quartas-feiras subsequentes.

“Ao contrário do que diz a Ecovias, que sempre repete que a operação só é implantada quando necessário, nós constatamos que tal recurso é utilizado semanalmente, mesmo em época de baixa temporada ou em semanas sem feriado prolongado”, afirma Bruno Orlandi.

O levantamento feito pelo vereador considerou o período de 1º de janeiro a 6 de maio de deste ano. Em 20 semanas analisadas, a Operação 2×8 foi implantada em todas. “Se considerarmos os feriados, a Operação Subida já foi utilizada 23 vezes durante esse período”, acrescenta o vereador.

Questionada ano passado sobre os critérios utilizados para a implantação da Operação Subida, a Ecovias afirmou que tal recurso é adotado quando o número de veículos em direção ao Planalto é superior a 6 mil por hora. Os números, entretanto, nem sempre são divulgados.

Último ano

Quando considerado o último ano, o levantamento apontou que a Operação Subida foi implantada pelo menos 33 vezes entre 1º de maio de 2017 e a mesma data deste ano.

“É inadmissível que o morador da Baixada Santista que deseja descer a Serra aos domingos e feriados seja preterido com tanta frequência pela Ecovias. Muitas vezes é possível observar um tráfego tranquilo na subida, enquanto os motoristas que descem a Anchieta levam mais de duas horas para retornar ao litoral”, afirma Bruno Orlandi.

Presidente da CEV que trata do tema na Câmara Municipal de Santos, o parlamentar afirma que, nessa situação, em que o motorista é obrigado a descer pela pista sul da Anchieta, a tarifa do pedágio deveria ser reduzida, já que o complexo não está à disposição deste usuário em sua totalidade. Desta forma, o preço também deve ser fracionado. O pensamento é seguido também pelo Procon-Santos.

Veja todos os trabalhos que o Vereador Bruno Orlandi apresentou na Câmara Municipal de Santos. Clique e confira

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