O trabalho tem sido uma das principais forças motrizes da economia global desde a Revolução Industrial. Atualmente, estamos passando por uma nova revolução tecnológica, as novas formas de produção e as relações de trabalho têm mudado significativamente, impactando o mercado de trabalho de maneira acelerada.
A inteligência artificial, automação e outras tecnologias disruptivas estão substituindo muitos trabalhos repetitivos e rotineiros, enquanto criam novas oportunidades de emprego.
À medida que a demanda por habilidades técnicas aumenta, a necessidade de capacitação e atualização constante também se torna cada vez mais importante. Além disso, a flexibilidade e a adaptabilidade são habilidades essenciais para se destacar no mercado de trabalho em constante mudança.
É crucial que governos, empresas e indivíduos trabalhem juntos para garantir que os trabalhadores sejam capazes de se adaptar às novas demandas e aproveitar as novas oportunidades que surgem nesse cenário em constante evolução.
É preciso gerar novos empregos convencionais, mas, também, preparar para as novas funções que o mercado exigirá.
Em suma, é fundamental proporcionar escolhas e aceitar desafios como oportunidades. Para tanto, é necessário que a economia seja fortalecida, com sustentabilidade socioambiental, tendo o ser humano como premissa e foco.
Ao governo já cabe constitucionalmente a atribuição de proporcionar saúde, educação e habitação digna à população. Mas, tão importante quanto essas obrigações é a função de fomentar e atrair atividades econômicas, pois são elas que proporcionarão os empregos que garantem a dignidade humana e condições para planejar o futuro e realizar sonhos, pessoais e coletivos.
A Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego tem como uma de suas principais metas atuar pela geração de postos de trabalho e pela qualificação e requalificação profissional, formativa e continuada.
É um grande desafio-oportunidade, sem dúvida. Mais do que isso, é um caminho que precisa ser trilhado, o que vem sendo feito com empenho e inovação!
Assim, teremos um círculo virtuoso economia-emprego, com foco em desenvolvimento sustentado e qualidade de vida!
O Dia do Trabalho é uma data simbólica, então, que também seja uma data comemorativa do emprego pleno, da dignidade humana, da possibilidade de realizar sonhos e da prosperidade do Brasil e seu povo!
Bruno Orlandi
Secretário de Assuntos Portuários e Emprego
Prefeitura de Santos