Além do trabalho de fiscalização realizado nas ruas da cidade, uma das funções do vereador é participar das sessões ordinárias da Câmara Municipal, que são aquelas que acontecem em dias e horários previstos pelo regimento interno da Casa.
Em Santos, as sessões ordinárias são realizadas todas as segundas e quintas-feiras, a partir das 18 horas, e são abertas ao público.
“No plenário da Câmara é onde se reúnem os 21 vereadores de Santos. Aqui eles apresentam os seus projetos de lei, seus requerimentos e suas indicações”, explica o vereador Bruno Orlandi.
As sessões são divididas em duas partes. A primeira delas é chamada de Expediente e tem duração de duas horas. É neste momento em que os vereadores apresentam suas indicações e seus requerimentos ao plenário.
Às segundas-feiras, antes do Expediente, a Casa fica disponível para manifestação popular durante a Tribuna Cidadã. “Trata-se de um momento em que um representante de uma entidade ou organização popular, devidamente registrada e com sede em Santos, tem o tempo de cinco minutos para se manifestar, desde que esteja previamente inscrito”, afirma Bruno.
Na segunda parte da sessão ordinária acontece a Ordem do Dia. Nesta etapa, os vereadores discutem os projetos, pareceres e declaram seus votos.
“Durante o Expediente, os vereadores podem expor os seus projetos, apresentar suas indicações, requerimentos, pensando o que pode ser melhorado para a nossa cidade. Na Ordem do Dia é quando ocorrem os debates, as votações e, de fato, as leis são aprovadas no nosso município”.
“Venha à Câmara Municipal de Santos, acompanhe o nosso trabalho. A sua participação faz toda a diferença”, convida Bruno Orlandi.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre as sessões ordinárias
A sessões da Câmara Municipal de Santos são abertas ao público, mas a população pode acompanhar também pela internet, através das redes sociais ou pelo site da Câmara (www.camarasantos.com.br), além do canal 9 da NET.