Fonte: Prefeitura de Santos
Neste sábado (23), a escola Padre Leonardo Nunes, no bairro Castelo (Zona Noroeste), foi palco da 1ª edição de 2024 da Caravana do Emprego, Oportunidades e Cidadania, promovida pela Prefeitura de Santos. Ao todo, foram mais 450 atendimentos realizados, incluindo os 210 encaminhamentos para entrevistas de empregos.
Moradora do Rádio Clube, Mayara Souza Ferreira, 23 anos, chegou com a documentação em mãos e o sonho de conseguir, enfim, o primeiro emprego formal para ajudar a família. “Trouxe meu currículo, carteira profissional e comprovante de residência. Achei este espaço ótimo para a gente ter mais oportunidades. Estou nervosa, mas bem confiante”.
Já Rosana da Silva Vicente, 42 anos, mora no Areia Branca e está desempregada há dois meses. Ela foi encaminhada pela Caravana para seleção em uma empresa. “Eu trabalhava como gerente de loja, mas não tem vaga nessa função. Vou tentar esta outra vaga e mostrar meu potencial para ser reconhecida, se tudo der certo”.
Além de encurtar o caminho entre candidatos e vagas de trabalho, a Caravana também promoveu o acesso a diversos serviços da Prefeitura, como os atendimentos da Coordenadoria de Assistência Judiciária Gratuita (Cadoj) e do Procon, informações sobre programa Viva Leite, atividades esportivas e recreação infantil, entre outros.
NOVIDADE
“Esse ano conseguimos trazer para a Caravana uma empresa para fazer a entrevista aqui na hora, com a perspectiva de reduzir o tempo do encaminhamento do candidato para uma vaga de trabalho”, explica o secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi.
Nesta edição, mais de 200 vagas de trabalho foram ofertadas. “Há muitas vagas na construção civil e para os cargos de carpinteiro, cozinheiro, ajudante geral, auxiliar de serviços gerais, auxiliar administrativo, entre outras”, complementa o secretário.
O evento foi realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assuntos Portuários e Emprego (Seporte), Secretaria da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos (Semulher) e Ouvidoria Municipal.