Fonte: Prefeitura de Santos
A Prefeitura de Santos passa a ter acesso, a partir desta sexta-feira (22), às imagens, em tempo real, de 46 câmeras da Autoridade Portuária de Santos (APS) e da Guarda Portuária instaladas em áreas públicas do Porto de Santos (Avenida Perimetral e entornos, não incluindo terminais privados). Ao mesmo tempo, a APS e a Guarda Portuária contarão com imagens de 42 câmeras da Prefeitura, interligadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), que estão instaladas na região portuária e área urbana do Município.
O acordo de cooperação técnica foi anunciado na manhã desta sexta-feira (22) pelo prefeito Rogério Santos e pelo diretor de Operações da Autoridade Portuária de Santos (APS), Beto Mendes.
Graças a essa parceria, 14 guardas portuários vão atuar no CCO da Prefeitura de Santos, que opera no Paço Municipal, em esquema de revezamento (todos os dias, 24 horas). Haverá sempre a presença de pelo menos um no equipamento. A medida vai contribuir para ampliar a segurança nas áreas internas e próximas ao Porto de Santos, além de colaborar na gestão do tráfego de veículos, auxiliando os órgãos para a tomada de decisões estratégicas e elaboração de medidas conjuntas.
Para o prefeito Rogério Santos, “este termo de colaboração técnica, permitindo o compartilhamento de câmeras da Autoridade Portuária de Santos e da Prefeitura de Santos em tempo real é de extrema importância. Sempre teremos a presença de um guarda portuário aqui. Esta integração entre Porto e Cidade já existe, temos vários projetos em comum, como agora o Porto Valongo. A questão da segurança é muito importante para a Cidade e também para a Autoridade Portuária”
“A troca de informações com a Guarda Portuária é tradicional da nossa cidade e agora avança com o compartilhamento das imagens, em tempo real, aqui do Centro de Controle Operacional, das câmeras de segurança”, acrescentou o chefe do Executivo.
Beto Mendes afirmou que a parceria com a Prefeitura é de extrema importância. “A Autoridade Portuária de Santos está contribuindo com 46 câmeras em lugares estratégicos para que, com a coordenação da Prefeitura de Santos e o trabalho das polícias, da CET-Santos, e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), possamos trabalhar com um objetivo comum, que é o melhor atendimento à população de Santos”.
O secretário municipal de Assuntos Portuários e Emprego, Bruno Orlandi, ressaltou que ter imagens cedidas pela Autoridade Portuária de Santos é importante para a Prefeitura, “porque passa a nos permitir a visualização de pontos estratégicos. É importante ressaltar que, em termos de investimento, tanto a Prefeitura quanto a Autoridade Portuária já tinham investido em sistemas de monitoramento por câmeras. Hoje, celebramos o compartilhamento recíproco das imagens”.