Inscrições para o Câmara Jovem 2019 já estão abertas
As inscrições para a 5ª Legislatura da Câmara Jovem 2019 começaram e vão até 21 de novembro. O programa dura um ano e tem como objetivo ajudar a construir a cidadania nos estudantes, aproximando a rotina legislativa da educação através desse contato direto dos alunos com a política da cidade.
Para falar um pouco mais sobre o programa, o vereador Bruno Orlandi recebeu os irmãos Pedro e Paulo Jonas, participantes do Câmara Jovem em 2016 e 2017, respectivamente.
“Eu não fazia ideia do que era política. Participar do Câmara Jovem foi um divisor de águas. Foi muito bom, pois pude entender como atua o Legislativo, como funcionam os bastidores da cidade. Foi uma experiência fantástica”, revela Pedro, que representou também a Baixada Santista na Assembleia Legislativa.
A atuação de Pedro incentivou o irmão caçula. “Eu não sabia exatamente quais eram os deveres de um vereador e também de um cidadão. E aqui na Câmara eu fui aprendendo”, afirma Paulo.
“O Câmara Jovem aproxima os nossos jovens da vida política da cidade. Eles vivem o dia a dia de um vereador, aprendem com os desafios da nossa atividade e absorvem muitos ensinamentos. Estamos formando jovens conscientes e isso é fantástico”, elogia Bruno Orlandi.
Para se candidatar, os alunos devem estar entre o 8º ano do Ensino Fundamental II e 2º ano do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do município.
Os interessados em participar devem procurar a diretoria de sua escola e só serão aceitas as inscrições feitas pelos responsáveis de cada unidade de ensino por meio do site do programa
http://camarajovem.camarasantos.sp.gov.br
Após o período de inscrições será iniciado o processo eleitoral em cada escola participante e no final 21 jovens vereadores e 21 suplentes serão eleitos para participarem da legislatura de 2019.
Dia do Enxadrista
Em agosto de 2018, a Câmara Municipal de Santos aprovou a incorporação do Dia do Enxadrista no calendário oficial de Santos
Autor do projeto de lei, o vereador Bruno Orlandi se inspirou na ideia de Pedro Jonas, quando ele apresentou a propositura durante o Programa Câmara Jovem, em maio de 2016.
“Xadrez e educação são uma combinação que rende benefícios, desenvolvimento pessoal e pode mudar a realidade dos nossos jovens”, afirma Bruno Orlandi. “Fiquei muito feliz por poder apresentar esse projeto de lei, de iniciativa de um Jovem Vereador”, lembra o vereador.