A reforma da Praça Iguatemy Martins (Entorno do Mercado Municipal), no bairro Vila Nova, foi alvo de fiscalização do vereador Bruno Orlandi neste mês de março. O parlamentar apresentou o Requerimento n° 1.117/2019, pedindo explicações acerca da paralisação das obras que garantiriam acessibilidade plena ao prédio do Mercado Municipal.
A obra do projeto Calçadas para Todos teve início em 2018 e previa eliminar todos os desníveis ou obstáculos do edifício. Há cerca de um mês, no entanto, os trabalhos foram paralisados. No último dia 19 de março, o vereador Bruno Orlandi esteve no local.
Clique aqui e assista ao vídeo.
“As bocas-de-lobo instaladas não possuem tampa de proteção e, além da sujeira que já se acumula nesses espaços, eles oferecem um risco à segurança dos frequentadores do bairro. O local está cheio de buracos”, alerta o vereador. “Além disso, as calçadas reformadas já apresentam rachaduras e o corrimão instalado na rampa de acessibilidade já está enferrujado”, afirma Orlandi.
Obras
Com valor estimado em R$ 691,7 mil, as obras na Praça Iguatemy Martins incluíam também a implantação de elevador de acessibilidade, rebaixamento de guias e piso tátil. Esses eram os principais itens de acessibilidade que o Mercado Municipal ganharia com o Calçada para Todos. A previsão era que a reforma estaria concluída no início de 2019.
“A reforma incluía ainda os sanitários do Mercado Municipal, que seriam padronizados e passariam a contar com sinalização em Braille e visual (horizontal e vertical) para orientar as pessoas em rotas de fuga”, lembra o vereador, que afirma que tais mudanças garantiriam a segurança dos usuários.
Estrutura
O Mercado Municipal dispõe de 54 boxes, 28 dos quais destinados a açougues, empórios, hortifrutigranjeiros, laticínios, peixarias, artesanatos e floriculturas, que atendem no atacado e varejo. Os demais, localizados no mezanino, comercializam antiguidades. Conta também como uma agência dos Correios, Infocentro Acessa SP (computadores e internet gratuita), Escola do Choro Luizinho 7 Cordas, Secretaria de Segurança Pública e com a sede local do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Regularmente, recebe apresentações culturais, eventos, festas e festivais.
“Durante a fiscalização, foi possível constatar também a falta de manutenção do próprio edifício do Mercado Municipal, cujas marquises estão em situação precária e as paredes externas com sérias infiltrações. Continuaremos cobrando para que o serviço seja concluído integralmente e o entorno do Mercado, assim como o imóvel, sejam entregues em plenas condições de uso”, garante Bruno Orlandi.