Na última terça-feira, 22/10, o vereador Bruno Orlandi esteve na Ponta da Praia para fiscalizar e acompanhar de perto o andamento das obras que estão sendo realizadas no bairro.
A fiscalização faz parte de uma série de vídeos conhecida como #MeRepresenta, onde o parlamentar vai às ruas vivenciar as dificuldades da população e verificar se as obrigações do Poder Executivo estão sendo cumpridas.
“Nós sabemos a importância que essa obra tem para o turismo de Santos. O prazo inicial é de 18 meses e continuaremos fiscalizando até o fim das obras”, destacou Orlandi durante a fiscalização.
Com prazo de entrega definido, Santos apresenta projeto da nova Ponta da Praia
O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, apresentou sexta-feira (18/01), no Paço Municipal, o projeto de reformas para o bairro Ponta da Praia. Com parceria da iniciativa privada, a proposta visa transformar o lugar em referência para o turismo na cidade, com a construção do Centro de Atividades Turísticas (CAT), além do novo Mercado do Peixe. As obras devem iniciar neste semestre, com conclusão prevista para junho de 2020.
Foram anunciadas quatro áreas principais que receberão as obras, com mudanças que visam melhorias na mobilidade urbana de pedestres e ciclistas. Um novo plano viário, com melhor integração dos modais urbanos, também foi exposto. O destaque, no entanto, ficou por conta do CAT, construção de iniciativa privada realizada pelo Grupo Mendes, em parceria com a prefeitura.
Mudanças começam neste semestre
As principais intervenções serão realizadas no Deck do Pescador, que será ampliado e modernizado, recebendo tecnologia que protegerá a estrutura das ressacas; um mirante com escadaria será construído, além de a região receber mobiliário urbano mais moderno; rampas náuticas facilitarão o acesso a embarcações; a Ponte Edgar Perdigão será readequada, com novos acessos para receber usuários da travessia do canal do porto; a nova praça e o Centro de Atividades Turísticas serão construídos; e o Mercado do Peixe será realocado para novo prédio.
Fila da balsa, ciclovia e Mercado do Peixe
A expectativa é grande quanto às mudanças na fila da balsa, uma vez que a região atualmente sofre com o grande volume de veículos. O novo plano de ocupação da frente marítima da Ponta da Praia tem em vista a mudança do plano viário para melhor acomodar o fluxo intenso de carros, criação de bolsão para acomodar ônibus e estabelecimento de estação da futura linha do VLT na Praça Almirante Gago Coutinho.
A ciclovia localizada na Avenida Almirante Saldanha da Gama será realocada para mais perto da linha do mar, favorecendo a integração com a área de contemplação, lazer, convivência, esporte e caminhada, que fica entre o Deck do Pescador e a Ponte Edgar Perdigão.
O novo Mercado do Peixe será realocado para uma nova construção, paralela ao Centro de Atividades Turísticas. Vendedores credenciados que atuam na Rua do Peixe deverão ser realocados para o novo prédio. A estrutura contará com exaustores para controlar o odor de peixe e climatização.
FONTE: A Tribuna
Confira como foi a fiscalização: