Revitalizada, Praça Belmiro Ribeiro recebe quase dois mil estudantes
Quase dois mil estudantes de escolas públicas e privadas de Santos já participaram da Minicidade do Trânsito, que completou seis meses de funcionamento no último sábado (10/11). O espaço educativo está localizado na Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, e reproduz a sinalização viária existente na Cidade, promovendo conceitos básicos de segurança no trânsito entre crianças, que circulam pelo local em minibugues, a pé e de bicicleta.
Voltado às classe de 2º e 4º anos, o programa tem como objetivo levar conhecimento sobre trânsito aos estudantes, para que eles possam colocar em prática e repassar, principalmente, entre o público adulto. Em seis meses (até outubro), 1.868 alunos de 27 unidades de ensino das redes pública e particular visitaram o espaço.
Em maio de 2017, o vereador Bruno Orlandi esteve no local e apresentou à Prefeitura de Santos, através de duas indicações (nº 1.422/17 e nº 4.344/17), a necessidade de revitalização do espaço para que nele voltasse a funcionar o programa de Educação no Trânsito promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
“Estivemos aqui para registrar a situação de abandono em que estava a praça e conseguimos mostrar ao Poder Executivo a necessidade de revitalização do local. Apresentamos sugestões e solicitamos a volta da Minicidade do Trânsito”, explicou o vereador à época.
Em maio deste ano, o espaço foi entregue para a população totalmente revitalizado.
Agendamento Aberto
O agendamento para 2019 já está aberto. Escolas interessadas em participar da Minicidade do Trânsito devem mandar e-mail a gced@cetsantos.com.br. Mais informações pelo telefone 3228-9300 (ramal 9330).
“Trata-se de um programa que precisava voltar a acontecer. Graças à reforma, o local agora voltou a ser utilizado por alunos de escolas públicas e particulares”, completa Bruno Orlandi.
Espaço volta a ter estrutura para receber o Programa Educação no Trânsito
O vereador Bruno Orlandi acompanhou, nesta quinta-feira (10/05), a entrega da Praça Belmiro Ribeiro, na Vila Mathias, que aconteceu em meio às comemorações do Maio Amarelo. Há exatamente um ano, o parlamentar esteve no local e apresentou à Prefeitura de Santos, através de duas indicações (nº 1.422/17 e nº 4.344/17), a necessidade de revitalização do espaço para que nele volte a funcionar o programa de Educação no Trânsito promovido pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
“No ano passado, estivemos aqui para registrar a situação de abandono em que estava a praça e conseguimos mostrar ao Poder Executivo a necessidade de revitalização do local. Apresentamos sugestões e solicitamos a volta da Minicidade do Trânsito, um espaço em que a CET promove um programa educacional voltado às crianças do município”, explica o vereador.
Assista ao vídeo da nossa fiscalização em maio de 2017 clicando aqui
Imagens feitas pelo parlamentar em maio de 2017 mostram que a praça estava com o asfalto desnivelado e quebrado. Além disso, a pintura de solo estava desgastada, luminárias e semáforos estavam quebrados, havia pichações no local e a iluminação estava escassa por conta de furto de fios no local.
“Trata-se de um programa que precisava voltar a acontecer. Graças à reforma, o local agora voltará a ser utilizado por alunos de escolas públicas e particulares”, completa Bruno Orlandi. Durante o programa, os agentes da CET orientam nossos jovens sobre as leis de trânsito, o respeito ao próximo, sejam eles motoristas, ciclistas ou pedestres.
O vereador afirma ainda ter solicitado ao Poder Executivo que o espaço seja aberto a famílias durante os finais de semana.
Minicidade do Trânsito
A Praça Belmiro Ribeiro está localizada no final da Avenida Ana Costa, próximo à Rangel Pestana, e foi totalmente reformada para garantir um espaço para o desenvolvimento de atividades educativas com estudantes de escolas públicas e particulares. A Minicidade do Trânsito conta com completa sinalização viária, inclusive ciclofaixa. Há semáforo veicular e para pedestre, faixas de travessia e outras sinalizações de solo, além de placas.
Tudo para que os educadores da CET e agentes de tráfego orientem as crianças sobre segurança no trânsito. Para tanto, após breve atividade teórica, os alunos serão divididos em três turmas e vão circular pelo espaço em minibugues, bicicletas e a pé.
Maio Amarelo
Maio Amarelo é um movimento internacional que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação.
O objetivo do movimento é realizar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.
Veja a galeria de fotos aqui:
https://www.flickr.com/photos/brunoorlandi/albums/72157666781650407
Acompanhamento da reforma
Veja a galeria de fotos do passo a passo:
https://www.flickr.com/photos/brunoorlandi/albums/72157667042365267