Autoridades e trabalhadores do setor portuário defenderam, na tarde desta quarta-feira (15/08) na Câmara Municipal, a descentralização da gestão do Porto de Santos.
Organizado pela Comissão Especial de Vereadores que trata do tema na Casa, o encontro resultará no encaminhamento de um ofício a todos os candidatos à Presidência da República. A intenção é que eles se comprometam com a descentralização do cais santista, garantam que os cargos de direção sejam ocupados exclusivamente por técnicos e possibilitem a participação dos trabalhadores na gestão do Porto.
Galeria de fotos da Audiência Pública
Cliquei e veja
Atualmente, as gestões dos portos brasileiros seguem os modelos estabelecidos no Marco Regulatório do setor (Lei 12.815/2013): os complexos devem ser explorados pela União, que pode conceder a gestão a terceiros.
Em Santos, o cais é controlado exclusivamente pela Companhia Docas do Estado de São Paulo, que é uma sociedade de economia mista controlada pela União. Nem Estado e nem município têm poder de decisão sobre esse porto que influencia muito o dia a dia de moradores e trabalhadores.
“Às vésperas das eleições, este é o momento ideal para uma mobilização da sociedade civil. Precisamos de apoio para colocar o assunto na agenda dos presidenciáveis, a fim de conseguirmos deles o compromisso de mudanças na gestão portuária em Santos”, afirmou o vereador Bruno Orlandi, presidente da Comissão Especial de Vereadores.