Fonte: Jornal A Tribuna
A Prefeitura de Santos está asfaltando vias do bairro industrial da Alemoa que recebem fluxo intenso de caminhões diariamente com destino ao Porto de Santos. Para representantes de terminais e de caminhoneiros, as ações melhoram as condições de tráfego, mas não solucionam gargalos logísticos na região, como os longos congestionamentos.
Segundo informou a Prefeitura, em nota, a Progresso e Desenvolvimento de Santos (Prodesan), iniciou, no dia 11 deste mês, a “operação especial de tapa-buracos que visa atender as necessidades de reparo no pavimento das vias principais da Alemoa industrial, principalmente nos cruzamentos e entradas de terminais, locais onde o pavimento sofre maior desgaste devido à manobra dos caminhões”.
O recapeamento ocorre nas ruas Aurélio Batista Félix, Albert Schweitzer e Avenida Vereador Alfredo das Neves. O valor total estimado das obras é de R$ 547,3 mil. O aporte, de acordo com a Administração Municipal, será abatido do saldo do contrato de tapa-buracos com a Prodesan.
A Prefeitura explicou ainda que serviço deverá ser concluído até o fim do mês e não foram necessários desvios, apenas adoção de passagem em meia pista e interdições momentâneas durante sua execução.
A Alemoa é o principal acesso de caminhões à Margem Direita do Porto, em Santos. Estima-se que circulem diariamente pela região de 10 a 15 mil veículos pesados, que enfrentam, além de buracos nas principais vias, longos congestionamentos.
O presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sindicam), Luciano Carvalho, disse que as melhorias atendem à reivindicação da categoria. “As crateras trazem prejuízo para os caminhões. Depois de muitos ofícios nossos, iniciaram as obras. A gente está satisfeito, mas tem que manter a zeladoria”.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte Comercial de Carga do Litoral Paulista (Sindisan), comentou que “toda obra de melhoria é benéfica ao transporte. No entanto, é importante observar que a Alemoa vem enfrentando diariamente problemas no trânsito local, por uma série de fatores. Por isso, essas ações precisam ser muito bem planejadas a fim de evitar que a situação piore ainda mais”.
Já o presidente da Associação Brasileira de Terminais de Líquidos (ABTL), Carlos Kopittke, questionou. “É claro que qualquer melhoria é muito bem-vinda, mas a região demanda uma atenção ainda maior. Existem nas ruas problemas sérios de drenagem, fundamentais para uma obra duradoura”.
Kopittke apontou que é necessário também “a implantação do sistema semafórico doado pelas empresas bem como forte atuação da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para controle da observância da sinalização, auxiliada por forte atuação da CGM (Guarda Civil Municipal) para garantia da segurança”.
Limpeza e sinalização: cobranças constantes
O presidente da Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), João Ataliba de Arruda Botelho Neto, observou que “a pavimentação dá condições a uma fluidez muito maior do trânsito local e ao mesmo tempo para de causar eventuais prejuízos aos usuários das vias públicas”.
Contudo, Ataliba pontuou que são importantíssimas a limpeza e a manutenção dos bueiros de águas pluviais. “Essa manutenção é fundamental, principalmente agora que estamos entrando num verão com muita previsão de chuva”.
O presidente da ABTTC também destacou que é preciso sinalizar a região. “Solicitamos a sinalização de solo dessas vias públicas, inclusive, indicando onde é permitido e onde é proibido aos caminhões e ônibus estacionarem”.
Procurado, o secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi, afirmou que a pavimentação dessas vias “integra o planejamento municipal de manutenção para aprimorar a infraestrutura da região portuária, buscando melhorar o fluxo de veículos e proporcionar uma circulação mais segura”.
Orlandi destacou, ainda, que a revitalização da Alemoa industrial é um assunto latente na Prefeitura de Santos, e novas obras de pavimentação e drenagem na entrada do local estão previstas, aguardando recursos do Governo estadual, que destinará R$ 15 milhões.
“O pleito foi tratado diretamente pelo prefeito Rogério Santos (Republicanos) com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), atendendo aos pedidos feitos por caminhoneiros, empresários e trabalhadores que frequentam a área. É um avanço para o Porto de Santos, contribuindo significativamente para a eficiência operacional e a competitividade”.
Retão da Alemoa
Na último dia 17 deste mês, em entrevista coletiva à imprensa, na sede administrativa do Porto de Santos, o presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, afirmou que deverá retomar as obras na Avenida Engenheiro Augusto Barata, o Retão da Alemoa, em fevereiro do ano que vem, com conclusão prevista para dezembro.
O projeto consiste na pavimentação de 580 metros e construção de um canal de drenagem de águas pluviais.